Apelidos Carinhosos

Alguns apelidos dados a pessoas são óbvios.
Lula (o do bem) meu fraterno amigo chama-se Luiz Alberto, mas não conheço quem o chama pelo nome, até no crachá de identificação da empresa está escrito Lula. Sim este Lula trabalha e muito.
Se perguntarem quem é Luiz Alberto na loja de departamentos ninguém sabe mas Lula é fácil de achar.
Carminha, apelido de outra grande amiga tem origem em seu nome Maria do Carmo. As vezes pessoas chegam procurando por Maria do Carmo e confesso que de imediato não faço a associação.
Para mim ela é Carminha, não é Maria do Carmo.
Ainda na loja de departamentos era impossível chamar o coordenador da operação Rato de Otávio.
Apelidos as vezes podem surgir de situações não muito agradáveis, ficam assim difíceis de ser explicados a quem pergunta o porque.
Lembro de funcionário da mesma  loja de departamentos que caiu na besteira de contar em uma roda que, certa vez, fez exame delicado em que um médico introduziu uma sonda com um luz em seu reto.
Ganhou o apelido de Vagalume , não havia mais como chamá-lo de outra forma.
Há algumas semanas vi uma situação engraçada que deu ensejo a um quase apelido.
Fui chamado pela coordenação do programa de pós-graduação da universidade para uma reunião onde seria apresentado o modelo a seguir nos trabalhos de dissertação de conclusão do MBA.
Geralmente sou escolhido por alguns alunos para a orientação de trabalhos  e assim a coordenação pediu minha presença,já que na data deveria conversar com quatro alunos que pediram meu nome como orientador.
Estava entrando na sala quando ouvi a pergunta do aluno ao colega professor que explicava a estrutura do modelo a ser seguido.
- Professor, mas o modelo é mesmo para ser seguido ?
- Juju, o nome assim já indica , é modelo .
- Mas professor, tem muitas regras, fonte de letra e tamanho determinado, introdução, estrutura de texto, citações, referências, é demais fazer isto.
- Juju, a boa norma técnica para publicação de trabalhos científicos assim o determina. Busca padronização que leva a facilidade de leitura, exame do texto por seu orientador e pela banca.
O aluno ainda não convencido se calou.
Aproximei-me do colega professor e perguntei por pura curiosidade :
- Porque você chamou ele de Juju ?
Antes de responder ele sorriu .
- É só uma forma carinhosa de se chamar ao invés de Jumento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino