O nome da raça

Não sei se é característica de brasileiros mas, quando por vezes confrontadas na rua, com perguntas sobre temas que não dominam pessoas disparam a falar bobagens .
Talvez a vergonha de não admitir conhecer o assunto seja mais forte que a simples resposta "não sei ".
Tenho dois cães , são Scottish Terriers , raça não muito comum no Rio onde a cada esquina encontramos um poodle, um beagle , um labrador ou um pastor alemão.
Conheci a raça quando buscava um cão que fosse robusto, não muito grande, não muito pequeno , não latisse muito .
Quando vi a foto de um a lembrança de antigo comercial , da Casa Tavares , foi decisiva.
O jeito dele andar, a descrição de um cão que é verdadeiro coração valente , que enfrenta qualquer inimigo em defesa dos seus, mesmo não sendo um cão de porte grande conquistou a mim e a minha família .
Passeio com eles sempre que posso, são um macho prêto de nome Apolo e uma fêmea trigo de nome Jolie.
Apolo chama a atenção de quem o vê, é de fato exemplar perfeito da raça .
Muitos me param e perguntam sobre a raça , outros muitos ainda se recordam da Casa Tavares , há muito com suas atividades encerradas .
Estava eu em meu caminho com Apolo e Jolie quando na calçada, dobrando a esquina, surge um casal com três crianças pequenas.
Está o homem de terno, a mulher de vestido até abaixo dos joelhos, carregam o que me pareceu uma bíblia cada um .
A proximidade de uma igreja pentecostal me faz supor serem fiéis saindo do culto dominical.
As crianças a vista de meus cães gritam excitadas :
- Olha pai, os cachorros !
Uma delas se vira para o pai e pergunta :
- Pai, que raça é essa ?
Ele parou, eu também, iria eu responder, quando proclamou :
- São poodles alemães !
Meus cães são confundidos com Schnauzers, com West Highland Terriers, mas esta era demais.
Não me contive e expliquei :
- Não senhor, são Scottish Terriers, ou Terrier Escoceses se assim preferir .
É raça originária da Escócia , o primeiro registro oficial da raça é do século XIX . Foi raça desenvolvida para caça de pequenos roedores .
Ele me ouviu com atenção, pensei que a mensagem havia chegado ao seu destino.
Quando me virei o ouvi dizendo as crianças :
- Ele está querendo nos enganar, são poodles alemães !
Comecei a rir, achei que não valia a pena insistir e segui meu caminho .




Comentários

Anônimo disse…
Também tenho um aqui no Rio !!!!
E sempre falam é o Casa Tavares !!!
E eu respondo: Não! É o Pacco, um terrier escocês !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Ser Pai

Entendendo o universo feminino