Conversas na condução .

Depois que voltei a trabalhar no centro do Rio não uso mais o carro para ir ao trabalho.
Uso ônibus ou metrô, tenho preferido ir de ônibus , leva mais tempo mas dá chance de abrir um livro , vou sentado,  o trajeto acaba sendo rápido . Mesmo lendo não dá para ficar totalmente alheio ao que acontece em volta . Com celulares na mão as pessoas perdem a noção que estão em espaço público e compartilham o que falam.
Desse jeito acabo escutando , como todos ,  vários relatos , alguns se repetem .
Como o do cara que atende ao celular e diz , “Oi patrão , já estou chegando, o ônibus está já na Lagoa , estou pertinho ....”.
Tomei um susto, estava eu tão desligado com o livro que passei pelo Centro ?
A visão da avenida Presidente Vargas me tranquilizou .
O telefone da Sra ao meu lado toca , o som é de um forró . Ela atende e começa a conversar com o que deduzo ser sua amiga . Pela conversa é doméstica , está indo para a casa dos patrões no Leblon . Não perdoa a patroa nos comentários , diz que como é segunda-feira vai encontrar a cozinha desarrumada , a pia com louça , e arremata com a frase “ Ô mulher preguiçosa, será que nem os pratos ela pode lavar , deixar a pia arrumada ... “.
Na semana passada um caso muito legal aconteceu . O cidadão já entrou falando ao telefone, sentou atrás de mim. Ao telefone pregava para um amigo, dizendo que não deveria ele se preocupar, a missão de Deus para ele, o amigo, era grandiosa. Iria ele salvar muitos . Que não deveria o amigo se sentir despreparado , que Deus proveria o conhecimento necessário para a missão . Aí citou , “ Veja o que ocorreu com Moisés e a missão que assumiu . A mãe de Moisés o colocou em cesto no rio , para que Moisés escapasse da morte ordenada pelo Faraó . E quem  encontrou e resolveu adotar Moisés , a princesa , filha do Faraó . Moisés foi então criado fora da escravidão , considerado príncipe , recebeu todos os ensinamentos, fez as melhores faculdades ..... “.
Neste momento não aguentei e lhe disse :
- Companheiro você estava indo muito bem, sua fala era convincente,  mas Moisés estudando em  faculdades , no antigo Egito , nem na novela da Record , emissora do Bispo.
Disse-lhe  fique na paz e desci
O cidadão me olhava de boca aberta .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino