Como um caminho errado leva a confusão com palavras


A vida nos dá chances, muitas, de encontrar pessoas interessantes, do bem, em nossos caminhos .
Meus cães já me levaram a conhecer muitas destas pessoas, que compartilham a mesma paixão por animais .
Uma delas é SL , Sul Africana, artista notável com belas obras em cerâmica , que carrega imensos e belos olhos azuis em sua face e em seu coração .
St. Exupery já dizia que o essencial é invisível para os olhos , só o coração o enxerga, e SL tem olhos azuis também no coração .
SL viveu fora da África do Sul , morou na Bélgica, na Inglaterra, França . Tem boas estórias  e assim me contou o caso abaixo .

Quando meus filhos eram pequenos (4 e  7 anos), nos mudamos para a Bélgica,  eles foram para uma escola católica flamenga local.
Rapidamente se adaptaram, até mesmo sendo os únicos protestantes de uma escola católica, adoraram a escola ao ar livre. (Nós nos convertemos ao catolisismo alguns anos depois).
Certa tarde, tive de ir à área das docas em Antuérpia para entregar a documentação a um transportador e levei os meninos comigo.
Meu mais velho era meu 'navegador',  não havia GPS na época  .
Ele me dirigiu no caminho e ao entrar em uma rua  imediatamente  eu vi que era a entrada  errada.
Era a rua da 'Luz Vermelha' em Antuérpia !
As mulheres estavam de plantão, em seus postos,e eu tinha um menino de 7 anos de idade vendo mulheres  seminuas em suas janelas !
É claro que tentei virar o carro para outra direção , enquanto ele dizia e apontava , 'Mãe, há uma mulher nua na janela ... Eu vejo seus peitos!',  'Mãe, tem outra ,  Ela está vestindo apenas uma calcinha! '.... etc etc etc, até que ele me perguntou ‘ O que elas estão fazendo? Elas não estão envergonhadas porque as estamos vendo ? '.
Sem pensar (eu estava me concentrando em tirar o carro de lá ), eu respondi , ' Não, elas estão trabalhando ! ' .
Assim que eu disse isso , eu sabia o que estava por vir ... "Mãe, o que essas senhoras fazem para trabalhar, ficando nuas?"
Eu respondi que eles eram mulheres más, mulheres rudes,  impertinentes “, e ele perguntou 'o que são elas então?' Ao que eu respondi que eles eram prostitutas.
As coisas se acalmaram ,sem mais perguntas, até estarmos perto de casa.
Assim que eu virei o carro para a entrada da garagem, ele se virou para mim e perguntou com toda a seriedade "Mãe, o que exatamente aquelas senhoras protestantes fazem ?"
Ele conhecia a palavra protestante, mas nunca ouvira a palavra  prostituta, por isso  as coisas ficaram um pouco confusas, não expliquei mais .
E, até hoje, as senhoras da noite são chamadas de senhoras protestantes pelos meus filhos !!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino