Barulho na viagem

Nunca consigo dormir direito em viagens longas , seja em ônibus ou avião , no máximo cochilos curtos logo interrompidos por qualquer som que apareça , a quebrar o equilíbrio de ambiente que tento formar .
Naquele dia , vindo de São Paulo para o Rio , em ônibus do Expresso Brasileiro parecia que o fato antes verdadeiro da minha insônia iria se mostrar falso .
Estava cansado , em razão do dia atribulado , e do engarrafamento de horas na Marginal Tietê até chegar a rodoviária .
Procurei no balcão um assento e consegui do vendedor a promessa de não vender a passagem para o assento ao lado .
Bacana , iria tentar dormir as 5 horas do trajeto direto até ao Rio .
Busquei a melhor posição , sapatos no chão , bagagem acondicionada logo acima ,e pronto o cansaço começou a mostrar seus efeitos .
O barulho porém me acordou no que me pareceu um pouco tempo depois .
Esquisito , parece que o motor está fora de rotação , ao máximo acelerado .
Presto atenção , não é o motor , o barulho vem de 3 fileiras à frente .
Um sujeito roncava à altos brados , parecia o som de peças se enroscando sem nenhuma lubrificação .
É muito azar eu penso .
Olho para estrada e vejo que estamos ainda em São José dos Campos , vai ser uma viagem longa .
Lembro do guardanapo que vem junto com o lanche que a empresa de ônibus distribui .
Faço 2 tampões para ver se abafa um pouco o som .
Não adiantou muito , lembrei na hora de uma amiga que comprava borrachinhas para proteção dos ouvidos , para quem faz natação .
Perguntei se nadava sempre , não meu marido ronca demais respondeu na época .
Se algo diferente acontecia eu acordava , talvez se algo diferente acontecesse ao sujeito talvez a situação se resolvesse .
O que fazer ?
Ele está , pelo barulho do ronco , encostado com a cabeça na janela .
Bato com a mão , com força , na minha janela com a esperança da vibração se propagar e acordar o infeliz .
Nada muda .
Já sei , se algo lhe cair em cima , vai acordar .
Mas o que jogar no desgraçado ?
O pacote de biscoito ainda do lanche parece ser a escolha certa .
Calculo a distância , a curva a ser feita , penso em Michael Jordan e a cesta perfeita .
O arremesso é feito ,a curva é perfeita e sucesso !!
Nada , uma breve pausa e o som volta mais forte .
Desisto , nada vai parar aquela serraria .
Quando finalmente o ônibus se aproxima da Rodoviária Novo Rio as luzes internas são acesas .
Quero sair o mais cedo possível daquele inferno e me levanto .
Outros parecem pensar o mesmo que eu e se antecipam a minha frente .
Um passageiro pára ao lado do poluidor sonoro e o sacode , uma , duas vezes .
- Ei , estamos chegando , acorde .
- Nossa , já , que sono pesado eu tive .
- É amigo , pelo menos você conseguiu dormir .
O sujeito faz uma cara abobada , a não entender a resposta .
Penso em falar mas desço correndo , sonhando com o momento de chegar em casa .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino