Força de Argumentação

A rua onde moro durante muitos anos teve seu trânsito em mão dupla. Porém, com a proximidade da Universidade Estácio de Sá, recebia ( ainda recebe ) muitos carros de alunos que estacionavam nos dois lados da rua, tornando quase impossível o trânsito nos dois sentidos .
Naquele dia saí da garagem precedido por outro carro que, exatamente como fiz, dobrou a direita logo após o portão .
Não conseguimos avançar 10 metros .
Um outro automóvel subia em sentido contrário e mesmo tendo um espaço, a sua direita, onde poderia entrar e nos dar passagem, parou no meio da rua bloqueando o trânsito .
Diga-se que estava parado de maneira em que não era possível a quem descia encontrar espaço para lhe dar passagem .
O motorista a minha frente saiu do carro e foi tentar argumentar com o motorista irredutível .
Logo voltou para seu carro .
Tendo-o reconhecido perguntei :
- Hélio , o que houve ?
- Ele disse que nós estamos errados, que a rua é de mão única, somente subindo, e por isso não vai sair . Se nós quisermos sair temos de voltar de ré para ele passar.
Fui tentar argumentar, a razão era absurda, a rua há pelo menos 20 anos era de mão dupla e ele podia manobrar .
Atrás de meu carro pelo menos outros 4 carros estavam já parados .
Atrás do motorista que se negava a sair ninguém estava .
Quando me aproximei, o motorista, um rapaz magro, cerca de 20 anos, não me deixou falar .
- Não adianta vir falar comigo, eu não vou sair . Vocês estão errados ! No final desta rua tem uma placa que indica que o sentido único é para subir .
Respondi com o máximo de educação possível :
- Senhor, a placa a que se refere é visível somente para quem desce a rua e indica a obrigatoriedade de se virar a esquerda. Sendo assim está claro que o diz não é razoável, por favor saia do carro e veja .
- Não adianta, sou aluno da Estácio, passo todo dia aqui e eu sei que estou certo.
- Senhor , sou morador desta rua há pelo menos 20 anos, espero que não seja aluno da universidade com este tempo também, por isso lhe reafirmo que esta rua é de mão dupla.
- Esqueça, não vou sair . Vocês todos é que devem voltar . Sei que posso manobrar para dar passagem mas não vou fazer .
Um dos porteiros de meu prédio acompanhava a discussão rindo muito .
Para ele me dirigi :
- Fernando, por favor disque 190 e chame a PM já que o rapaz não quer sair .
Vamos esperar a PM chegar e resolver quem está certo .
Neste momento, indo já em direção ao meu carro, vi saindo de um carro posicionado 2 posições atrás do meu uma enorme figura .
Enorme talvez não o descreva corretamente .
Pois se passaram uns dois minutos e não parava de sair o sujeito de dentro do carro .
Aproximou-se de mim e com voz baixa e rouca a enorme figura de 2 x 4 metros me perguntou :
- Senhor, o que está acontecendo ? Porque o outro carro não quer nos dar passagem ? Daqui posso ver que ele pode manobrar para isso .
Expliquei que erroneamente julgava o rapaz estar em rua de mão única e que eu havia pedido ao porteiro para chamar a PM .
O Hulk então me perguntou :
- O Sr se incomodaria se eu tentasse convencer o rapaz ? Até a PM chegar muito tempo vai se passar e já são muitos carros querendo descer e só ele quer subir.
- Claro que não,por favor, ficarei grato se conseguir.
A enorme figura então se dirigiu ao sujeito . Curvou-se , falou algo que não ouvi , apontou para todos os carros parados e em segundos o rapaz manobrou dando espaço para nos dar passagem .
Passando por mim o enorme monstro me disse :
- Viu Senhor , eu consegui .
- Com certeza , seus argumentos devem ter muito mais força que os meus .
Abaixou a cabeça com um leve sorriso e voltou para seu carro .
Quando passei ao lado do motorista não mais irredutível não pude deixar de olhar e lhe endereçar um sorriso de 'agradecimento '.
As mãos e braços tensos ao volante , os dentes trincados de raiva , deram entender o que tinha sido dialogar com o Hulk .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino