A pressa que o fogo traz

Aconteceu esta semana .
Estávamos na sala de reunião do departamento quando um forte cheiro de queimado empesteou o ar.
Através o vidro da divisória vejo que minha equipe também percebeu o problema.
Não vimos sinais de presença de fumaça, o problema deve estar no ar condicionado.
Levantei e fui ligar para o gerente de manutenção para pedir a verificação.
Na hora me lembrei do ocorrido há muitos anos quando trabalhava na sede de meu primeiro emprego.
Horário de almoço, estava sentado na sala que antecedia a entrada do data center, onde um técnico fazia a manutenção das então enormes unidades de disco magnético.
Senti cheiro de queimado e ao olhar para as saídas de ar condicionado vi a presença de fumaça em quantidade .
Um incêndio está acontecendo pensei de imediato.
Bati no vidro e chamei o japonesinho que com cuidado montava uma unidade de disco.
Nisto de imediato entrou gritando Jorge, um dos mensageiros da empresa, na sala .
- Ely , o prédio está pegando fogo !
- Onde Jorge ?
- No último andar, na casa dos elevadores !
Estávamos no 18o andar , a casa dos elevadores ficava no 31o andar.
Ao ouvir o aviso o técnico ensaiou a corrida em pânico até me ouvir gritar.
- Ei , onde vai ?
- Onde vou ? O prédio está pegando fogo , vou me mandar já !
- Não vai não . Volta e fecha a unidade de disco .
- Mas o fogo ...
- O fogo espera, estamos longe, é 13 andares acima. Volta e fecha a unidade.
Ainda com o olhar incrédulo com minha ordem ele voltou e começou rapidamente a fechar e colocar no lugar a unidade de disco.
Acho até hoje que nunca vi uma pessoa trabalhar tão rápido.
Jorge estava em estado de excitação total e me disparou em sugestão .
- Ely, você tem um isqueiro ?
- Para o que Jorge , vai fumar agora ?
- Não , vamos colocar o isqueiro nos sprinklers e assim se o fogo chegar aqui não vai consequir queimar nada .
- Está doido Jorge ? Se o fogo não destruir o andar a água vai destruir o datacenter. Quem está no andar neste horário ?
- Todo mundo desceu para o almoço. Só estamos nós e o Fischer.
- Ele já sabe o que está acontecendo ? Vai lá e avisa ele.
O japonesinho ao concluir ao trabalho passou por mim que nem uma bala.
Nunca mais voltou na empresa.
Comecei a desligar tudo no DataCenter enquanto aguardava o retorno de Jorge.
Não passaram dois minutos e Jorge voltou .
- E aí Jorge ? Falou com o Fischer ?
- Entrei na sala dele e disse , seu Fischer o prédio tá pegando fogo ! Ele apanhou a pasta e desceu correndo, nem levou o paletó .
- Beleza Jorge, mais um minuto e vamos descer.
Quando chegamos na escada rolos de fumaça desciam com força.
Todo o prédio descia correndo.
Fui descendo rápido até encontrar um senhor de idade que descia degrau por degrau, bem devagar .
A fumaça incomodava muito e naquele passo o senhorzinho iria ser atropelado.
Pedi a ele :
- Senhor, por favor, vamos mais rápido !
- Estou correndo meu filho, estou correndo !
Pedi licença e passei por ele.
Já no térreo o vi de novo quase meia hora depois.
Os bombeiros chegaram e logo controlaram a situação.
Apenas a casa de elevadores ficou danificada .
Durante uma semana apenas um elevador dos seis existentes funcionou .






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino