No Supermercado


Fila de caixa de supermercado é um dos lugares onde podemos observar como anda o nível de civilidade e educação de nossos vizinhos.
Como no dia de ontem, domingo antes de Natal, a loja está cheia e com filas grandes.
Havia pensado que isto iria ocorrer, final de semana imediatamente depois do dia 20, dia de pagamento da 2ª parcela do 13º salário, é minha culpa não ter vindo na noite de sexta-feira .
Observo as filas de cada caixa antes de escolher uma.
Carrinhos de compras com volumes diferentes estão em cada fila , faço as contas tentando visualizar como se equiparam , e assim escolho uma fila.
Ao me posicionar observo quem está em cada fila, faço assim marcações de quão certo estava em minha escolha.
A minha esquerda , duas posições atrás da equivalente a minha, está um senhor negro enorme, camisa do Flamengo de 92 , carrinho cheio de carnes e cerveja.
Penso que o churrasco vai ser bom, pelo menos a cerveja é boa.
A minha direita , quase ao meu lado, uma posição atrás, está um rapaz falando ao celular em voz alta, é impossível não ouvi-lo falando da festa de fim de ano da empresa, de quem ficou mal, de quem ficou com quem , de quem saiu antes.
Enquanto fala mexe os braços e as mãos sem parar, os trejeitos são femininos.
Desconfio que está aborrecido, não pegou ninguém .
A minha frente está um casal e um senhor mais velho.
Falam sobre a melhor maneira de se preparar o bacalhau que estão levando.
Noto que esqueci de pegar pasta de dentes, atrás de mim está um carrinho também cheio com muitos itens, também devem ter esquecido algo e foram buscar eu pensei.
Largo o carrinho e vou até a seção de higiene.
No caminho falo com o senhor do carrinho de carnes e cerveja.
- Meu senhor, vejo que o senhor tem bom gosto para se vestir e para a escolha da cerveja.
Ele me responde com um sorriso enorme.
- É Natal , temos que festejar.
Na volta surpresa, um senhor com dois filhos está com seu carrinho a minha frente.
Vejo que percebe minha chegada mas não se altera, continua falando com os filhos.
Fico parado a observar a quantas vai a cara de pau do sujeito.
O senhor com a camisa do Mengão me sorri reconhecendo minha situação de surpresa , está com uma garrafa de cerveja aberta bebendo aos goles.
Não resisto e falo ao cidadão agora a minha frente.
- Desculpe, eu saí para buscar dois itens, não me lembro de ter visto o senhor antes na minha frente.
Com ar de enfado o cidadão mal se vira para me responder .
- Não havia ninguém na fila, só os carrinhos, assim estou aqui.
- Desculpe mas isto não está certo, não demorei 2 minutos , o senhor me viu chegar e continuou como se nada houvesse acontecido.
Ele então se vira mas ao acabar de se virar ouve o enorme rubro-negro da fila ao lado falar :
- O rapaz está certo, ele estava há muito tempo aí . Não é certo o que o senhor está fazendo, furando a fila na maior cara de pau.
Está com as duas mãos postadas em seu carrinho de compras, a cerveja largada no carrinho,o rosto está sério.
Penso que ganhei um trunfo enorme.
As pessoas se voltam para o sujeito, o rapaz que falava ao celular traz uma das mãos a boca.
O cidadão percebe meu olhar direto e mais ainda o olhar de todos, meu agora amigo rubro-negro o está encarando com firmeza.
Puxa o carrinho irritado dizendo , está bem , não vou brigar por isso e sai em direção a outras filas.
Ocupo novamente minha posição, escuto agora um monte de comentários sobre a cara de pau do sujeito.
Meu amigo rubro-negro me sorri e levanta a cerveja em saudação.
Sorrio de volta e digo :
- Obrigado, saudações rubro-negras, Feliz Natal .
Ele agradece e empurra seu carrinho, as filas voltaram a andar.

Comentários

Vane M. disse…
Ey, passei para desejar um 2013 nota 10! Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino