Amor e Lealdade Incondicionais - A História de Hachiko

Foto de Hachiko - Museu Nacional de Ciência do Japão - Ueno
Sou apaixonado por cães , tenho três e se o pudesse mais uma dúzia teria .
Seu amor incondicional , lealdade, carinho, dá lição diária de como retribuir atenção de forma desinteressada .
 Mostra como deveríamos nós tratar cada ser vivo de nossa própria espécie .
Um dos exemplos mais famosos de lealdade até o fim é o do cão Hachicko que, por 9 anos e 10 meses, aguardou o retorno de seu tutor  na estação de trem de Shibuya , no horário esperado de seu retorno, vindo da Universidade de Tóquio onde o professor Ueno lecionava .
De 1924 a maio de 1925 , quando o professor faleceu , vítima de um AVC, os dois faziam o trajeto de casa até a estação de trem pela manhã e, a tarde voltavam juntos quando Hachiko saia de casa para o ir encontrar..
Após a morte do professor Hachiko foi enviado para a casa de familiares mas de lá fugiu várias vezes, voltando para a casa original do professor , e toda tarde se dirigia para a estação de trem para tentar encontrar seu tutor, não importando se chovia , nevava.
De lá saia somente quando anoitecia retornando sempre no dia seguinte.
A outra foto é de 1934 , pouco tempo antes de sua morte, com pouco mais de 11 anos , no local de desembarque da estação, sempre a espera do reencontro .
Hachicko por viver tanto tempo nas ruas , estava fraco, debilitado, com o verme do coração , apesar de receber água e alimentos daqueles que conheciam a estória de sua lealdade,
Nos anos 30 foi tema de campanha nacional de símbolo de lealdade eterna , ajudando a salvar a raça Akita em seu país . Apenas 30 exemplares da raça restavam no Japão ao tempo de divulgação de seu caso . Hoje a raça é símbolo nacional , se um cidadão não puder cuidar de seu cão Akita o estado japonês assume sua custódia .
Com a morte deste símbolo de lealdade em 8 de março de 1934 seus ossos e orgãos internos foram enterrados junto a sepultura do Professor Ueno .
Sua pele foi usada na figura empalhada que está no Museu Nacional de Ciência do Japáo .
Esta estória serviu de roteiro para o filme "Sempre a Seu Lado " estrelado por Richard Gere e alguns cães da raça .
Acredito que Hachiko finalmente encontrou seu tutor , após cruzar a ponte que todos nós um dia iremos cruzar .
Até lá, que os exemplos de dedicação que estes seres peludos nos dão nos ajudem a nos tornar animais melhores .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino