Medo em Avião III.



Em muitos anos de carreira profissional em TI tem sido muitas viagens .
Nestas viagens, volta e meia apareceram casos de situação de medo de passageiros em voo .
Já contei algumas delas aqui neste blog .
Fui a São Luis esta semana. No voo de ida do Rio, para a conexão em Brasília ,sentei em poltrona junto ao corredor . No meio e na janela estavam uma senhora com um bebê de 10 meses e um menino de 11 anos .
Antes de decolar o bebê inquieto ameaçou chorar mais de uma vez.
Brinquei com ele e assim  , surpreso , não chorou . Encarou-me com suas grandes bochechas e olhos brilhantes , me estudando.
O bebe dormiu no colo da mãe , fiquei tranquilo .
A começar a corrida para a decolagem , como sempre estava com o Kindle nas mãos a ler , comecei a ouvir um choro incontido .
Era a Sra a meu lado,  a chorar copiosamente .
Perguntei o que acontecia .
Ela me respondeu , “Tenho muito medo, pavor, não consigo me controlar ... “
Tento a acalmar , “Sra veja , estou lendo , olhe as pessoas em volta , estão dormindo, outras também lendo, conversando . É muito mais seguro estar em um avião que em um carro em nossas ruas .  Se a fizer se sentir melhor pode segurar em meu braço , nada irá acontecer “.
Ela com a mão esquerda segurou em meu braço, as lágrimas pararam , me agradeceu .
Outra vez , voltando ao Rio , indo para o Santos Dumont , chegamos em meio a forte tempestade caindo na cidade .
Eu estava na janela , de minha posição conseguia ver os flaps nas asas .
O avião balançava muito .
O piloto estava dando voltas em torno do Cristo Redentor , e notei que toda vez que circundava o Cristo, em determinava posição,  o avião balançava .
A Sra que estava no assento do meio, ao meu lado, estava em pânico .
Começou a falar de forma muito aflita , “Meu Deus , minha Nossa Senhora, me ajudem “.
Tentei a acalmar , “Sra , fique tranquila , sei que é angustiante este balanço , mas o piloto tem controle , veja em alguns segundos vamos balançar “.
A trepidação veio e ela me olhou com cara de espanto .
“Como o senhor sabia ? “
“Estamos dando voltas em torno do Cristo , toda vez que passamos pela  mesma nuvem o avião trepida .
Veja , o piloto abaixou os flaps, ele vai levar o avião em direção a pista , vamos pousar. “
Cheguei a ver a pista com muita água , o piloto então acelerou e arremeteu , ganhando altitude com força .
Nesta hora ela deu o berro :
  “Ai meu Deus !”.
Falei a ela tentando a acalmar :
“Calma Sra , a pista tinha muita água, por isso o piloto arremeteu , ele tem o controle, estamos seguros . “
“Moço , estou apavorada, você está tranquilo , posso segurar na sua mão ? “
“Poder a Sra pode, mas vou ser muito sincero . Está tudo muito seguro mas, se por uma infelicidade enorme,  este avião cair , vai ser uma merda para minha mulher entender que eu não estava tendo um caso quando nos encontrarem de mãos dadas . Já estou vendo as manchetes nos jornais , morreram de mãos dadas .”
Consegui tirar um sorriso dela , mas ela pegou na minha mão .
O piloto direcionou o avião para a pista e pousou .
O avião explodiu em salva de palmas .
Ao invés da tradicional saudação , bem vindos ao Rio de Janeiro, o piloto comunicou :
“Srs passageiros, não a toa meu nome é Pardal , eu sei voar !”
Não pude deixar de rir .





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino