Banquete em Campo Grande

Quando cheguei em Bela Vista , MS , meu pai me avisou :
- Vai haver um jantar em Campo Grande em comemoração do primeiro aniversário da criação do estado , quer ir ?
Nunca recusei convite para festa , principalmente de festa que parece ser bacana .
Desta maneira chegamos a Campo Grande um dia antes , tempo suficiente para arrumar um terno para ir a festa .
Conhecedor da natureza humana , depois de tantos anos como médico e observador por hábito , meu pai disse-me para prestar atenção no comportamento daqueles que recém chegados a um pequeno degrau de poder mostravam-se verdadeiros pavões , a exibir ares de pretensa superioridade .
O cerimonial do estado mostrou-se perfeito , assim como o jantar .
Os lugares haviam sido marcados colocando-se os prefeitos de cidades vizinhas numa mesma mesa , sempre com a presença do deputado do partido que representava a região .
O detalhe chegou ao ponto de colocarem ao meu lado a filha de um prefeito , também ela estudante no Rio , de idade próxima a minha .
Tudo corria bem quando , no final do jantar , a esposa de um prefeito , sentada em frente a meu pai , saca da bolsa um palito de dentes e o mantêm preso aos dentes a conversar com quem quisesse ouvi-la .
Meu pai , sem disfarçar a surpresa com o gesto , me dá leve esbarrão no braço , a apontar a cena infeliz .
A gentil Sra percebeu e para seu azar resolveu provocar meu pai :
- O que foi Dr. Ely ? Está estranhando meu palito ? Pois saiba que isto é prova de etiqueta refinada que com certeza ainda não chegou lá na fronteira . Estou desta maneira demonstrando a nossa anfitriã minha satisfação com o excelente jantar servido .
Meu pai podia perder o amigo mas não perdia a piada .
Com uma bola assim levantada logo vi que a pancada seria forte e ela veio .
- É verdade Sra , lá na fronteira esta regra de etiqueta ainda não chegou . Mas com a Sra falando eu me lembrei que temos uma coisa parecida .
A armadilha estava armada e ela caiu .
A mesa parou para ouvir o que ia se seguir .
- É mesmo Dr. Ely , o que é ?
- Quando saímos do banheiro , deixamos um pedaço de papel higiênico preso no bolso de trás da calça .
O olhar dela furioso e a profusão de risadas são lembranças que me ficaram desta festa .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino