Brigando com o sistema

Fico muitas vezes surpreso com o que pessoas dizem sobre sistemas de informação.
Ao sistema é dado poder absoluto, se for algo que escrito está numa página Web então se adquire caráter sempre verdadeiro, não pensando as pessoas que o texto lido foi por alguém escrito, de veracidade igual ao presente em jornais, revistas, etc.
Estou na Tijuca, sábado de tempo fechado, resolvo ir ao InfoShopping comprar um pen drive de 16 GB.
Há um estacionamento próximo e para lá me dirijo.
Pego o comprovante e saio.
O local é próximo, não demoro mais que 20 minutos para voltar ao estacionamento.
Vou ao caixa pagar o estacionamento e estendo uma nota de cinco reais.
A caixa recebe a nota e o diálogo doido começa :
- O Sr não vai dar o restante ? Está faltando muito !
- Que restante, a taxa não é de 4 reais a hora ? Fiquei no máximo 20 minutos .
- O sistema está dizendo que o Sr deve 180 reais .
- Como é ? Como chegou neste valor ? Veja por favor o recibo que lhe entreguei.
- Sr isto aqui é coisa do computador, o sistema não erra, é informática .
- Minha querida , é só fazer a conta , 4 reais a primeira hora , meu carro não ficou parado no estacionamento mais que 1 hora , veja o recibo por favor.
- O Sr não está entendendo, se o sistema diz que são 180 reais é porque ele calculou isso .
- Minha querida, sou profissional de informática há mais tempo do que você provavelmente tem de idade, há um erro enorme aqui. Veja o recibo por favor.
Ela não se convence e chama outra pessoa que me parece ser um encarregado.
Diz ao sujeito que não estou aceitando o que o sistema aponta como devido, que não sabia ela como explicar.
O sujeito me olha com ar de superioridade e começa a falar das maravilhas do sistema.
Nisto vira o monitor em minha direção e de imediato identifico a razão da bobagem.
No local onde aparece a placa do veículo, ao invés de um "W", está um "Q".
Na descrição da marca, ao invés de "Honda ", aparece "Toyota ".
O sistema deve estar certo digo ao encarregado,faço uma pausa e percebo o sorriso no rosto dele, só que este carro aí descrito não é o meu digo em seguida para desfazer o sorriso.
Peço mais uma vez para pegar o recibo que havia entregue com a placa correta.
Consultando o recibo percebeu ele então o erro de digitação.
Faz o pedido de desculpas e me afirma que o sistema afinal estava certo.
Respondo que sim , o sistema está certo, o problema está na interface entre a cadeira e o teclado.
Saio e vejo que não ele não havia entendido o que disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino