Ser educado ajuda

A empresa onde trabalhava , meu primeiro emprego, tinha escritório central em João Pessoa, responsável pela operação de subsidiária.
Como responsável por sistemas administrativos ( Folha , Contabilidade, ...) para lá fui para conversar com os responsáveis de cada área visando a implantação dos sistemas da matriz.
O escritório ficava em uma boa casa, próxima ao parque Solon de Lucena.
Logo ao chegar, já na metade da manhã, fui procurar C. , responsável pelo Departamento Pessoal .
Bati à porta, escutei o "entre "e vi C. conversando com um senhor forte.
- Desculpe C. , não sabia que estava ocupada, volto depois .
- Não Ely , fique , nossa conversa já está terminando.
Sentei-me a cadeira próxima ao senhor , lhe estendo a mão para o cumprimentar em seguida :
- Bom dia , sou Ely Barbosa, prazer em conhecê-lo .
A resposta e o cumprimento forte na mão vieram em seguida .
- Prazer, sou A., o senhor é o contador da empresa ?
- Não , sou analista de sistemas da matriz, acabei de chegar do Rio, espero não o estar atrapalhando, peço-lhe descupas.
Virando-se para C. ele então respondeu :
- A Sra veja o que é educação Dona C., este rapaz nunca me viu na vida, mas sentou-se a seu convite, me cumprimentou com respeito e ainda me pediu desculpas. Tá-se vendo que é gente de bem , não como esses trastes que existem por aí e dão aporrinhação na nossa vida .
- É assim mesmo A., mais alguma coisa que possa fazer ?
- Não Dona C. , agora vamos ver como vai ficar , não é ?
- Isto mesmo , até a próxima !
Virando-se para mim disse-me :
- Bom dia para o senhor !
- Bom dia , passe bem !
Levantou-se e saiu sem olhar mais para trás.
Depois que saiu C. me perguntou :
- Você sabe quem é esse aí ?
- Não , não sei , quem é ?
- Você soube que na semana passada um sujeito passou a faca em outro lá na mina ?
- Sim , ouvi isso lá no Rio .
- Pois é , esse é o sujeito que puxou a faca .
Um riso nervoso me apareceu .
- E porque perguntou se eu era o contador ?
- Porque dissemos a ele que estava sendo demitido por ordem do contador da empresa.
Em pensamento agradeci a meus pais a minha educação .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino