Uma Mão Santa

Estava saindo de uma reunião, já no fim de dia de trabalho, quando o celular tocou.
A chamada era de casa, Leila me pediu para comprar um medicamento no caminho de volta
No trajeto até a estação de metrô Carioca lembro da loja das Drogarias Pacheco.
Entro, faço o pedido, recebo o medicamento e vou para a fila de check-out.
A minha frente está uma senhora bem vestida  e na frente dela um senhor que me parece meio abobado . Quando me aproximava da fila não conseguia entender o que dizia .
Agora logo a minha frente ouço-o dizer com um sorriso meio bobo :
- Tenho duas graduações em universidades federais, falo cinco idiomas .Aqui a maioria é de bobos, idiotas .
Não entendo o que se passa, qual a razão para os comentários, mas na hora percebo que é um imbecil de primeira classe.
A moça atrás de mim me pergunta se ele está bêbado, respondo que não , é apenas um idiota. Caso fosse educado de verdade não estaria fazendo comentários tão imbecis.
Ele percebeu o que disse e armou um sorriso debochado.
Começou então a disparar uma mesma frase em idiomas diferentes, a ofender a mãe de todos que estavam a sua volta.
Identifico de imediato o que disse em espanhol, inglês e francês .
Começo a lhe dizer para calar a boca ou ia se arrepender quando a senhora a minha frente lhe desfere tremenda bofetada que o tira do equilíbrio.
Com a mão a segurar o lado da face onde a mão da senhora havia lhe marcado os dedos, olhos arregalados, o bobão  a escuta dizer:
- Pois se o senhor tem duas graduações em universidades federais e fala cinco idiomas, eu sou doutora pela Universidade de Cornell, tenho pós-doutorado pelo MIT e falo 6 idiomas. Que isto lhe sirva de lição já que parece que sua mãe não lhe ensinou a respeitar o próximo.
O bobão é chamado ao caixa, paga rapidamente e sai em silêncio.
A senhora se dirige a mim me pedindo desculpas :
- O senhor me perdoe, não costumo agir assim, mas a pretensa arrogância daquele homem que se dizia educado me tirou do sério.
- Não há o que perdoar, a senhora tem uma mão santa, acabou rapidamente com o problema.
Peço-lhe a mão e a beijo.
Seu sorriso foi a melhor resposta.



Comentários

Unknown disse…
Ainda enfrentamos dessas estupidez em uma não com IDH e da EDUCAÇÃO lá nos chinelos dos demais países Sul-Americanos
Prazer em conhece-lo, gostei do que vi e li.
Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino