Falando Devagar

Muita gente , notadamente pessoas simples, pensa que se falar devagar , quase que soletrando , se torna compreensível para quem não fala português .
Estava em Salvador , no restaurante do hotel na Barra , em um domingo em 1987 quando vi exemplo disto.
Durante aquele período passava 3 semanas em Salvador e uma no Rio , para acompanhamento da instalação da área de sistemas na fábrica.
Em uma mesa próxima a mim notei um casal e 2 crianças pequenas , de 3 a 4 anos de idade .
Cabelos loiros , quase brancos , olhos azuis , a pele muito branca indicavam ser estrangeiros .
A presença à mesa do casal com as crianças me trouxe mais saudade de minha família , almoçava sozinho naquele domingo .
Algumas frases soltas ditas pelo casal às crianças me chegavam , deduzi serem turistas de algum dos países nórdicos já que o que falavam não era inglês , alemão , francês , nem possuía característica das línguas eslavas.
Estava eu neste estado de observação quando adentra o salão a baiana com o carrinho de sobremesas.
Aproxima-se do casal , os cumprimenta e pergunta :
- Olá , tudo bem ? Vocês querem sobremesa ?
O casal se entreolhou e olhou de volta para a baiana . Nada haviam compreendido , uma oferta de viagem para Marte parecia ter sido lhes oferecida .
Percebendo o não entendimento , a baiana atacou de novo :
- Ok , vou falar devagar . Vo-cês que-rem so-bre-me-sa ? So-bre-me-sa .
Parada junto a mesa , as mãos entrelaçadas junto ao corpo , sorriso aberto , esperou desta vez ter sido compreendida .
Comecei a rir da situação , o casal percebe que estou rindo e após se olhar começa a rir também após pedir desculpas em inglês por não falar português .
A baiana vira-se para um garçom próximo e dispara :
- Etâ gringo burro , não entende nada do que eu falo , me acode aqui fulano .
Antes da chegada do garçom , resolvo intervir e faço as vezes de intérprete em inglês .
O casal me agradece , pergunta qual é a sobremesa típica da região , indico o quindim . Para as crianças pedem sorvete de morango .
Sucesso total com a baiana , acabei de marcar ponto importante , ganho também um quindim .
Fiquei curioso e perguntei ao casal como haviam escolhido os pratos do almoço , o menu que tinham na mesa não tinha descrição dos pratos em inglês .
Elementar , no menu havia um prato de nome Steak com fritas , haviam deduzido corretamente , afinal Steak and Fries é prato encontrado no mundo todo .
Despedi-me , desejei-lhes ótima estada no Brasil , recomendei a ida ao Rio e ao Maracanã em dia de jogo do Flamengo.
A baiana correu para abrir a porta do restaurante para mim .
- Muito obrigada meu rei , você viu a dificuldade , como esse pessoal que vem para cá é burro .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino