Sempre se encontra um brasileiro

Estávamos em Frankfurt em apresentação para a filial da empresa na Alemanha do novo sistema, desenvolvido no Brasil , que iria fazer o controle da gestão logística e de registro de vendas nas lojas .
Daniella , responsável pelo módulo de vendas em lojas , havia planejado comprar um sobretudo , aproveitando a enorme diferença de preço em relação ao Brasil , sabendo que seria utilizado já que durante a implantação do sistema , em fevereiro ,estaríamos sofrendo sob o frio do inverno alemão .
Na saída do escritório após às 18 horas fomos então a H&M onde esperava Daniella encontrar o que buscava .
No segundo piso da loja , abaixo de um cartaz indicando o preço de 39 euros , estavam expostos vários sobretudos femininos em diversos tons de preto e cinza .
Feliz pelo achado Dani separou um sobretudo preto e foi experimentar escolhendo também luvas e um cachecol.
Andei pela loja e fui encontra-la no caixa onde a vejo com cara amarrada .
Pergunto o porque e me responde que ao acompanhar o registro dos itens percebeu que o sobretudo , tão desejado , havia sido registrado por 89 euros . Protestou em inglês a funcionária que estava no caixa , informando que um cartaz na loja indicava o preço de 39 euros .
Gentil a funcionária da loja informou que iria chamar a responsável pelo setor para esclarecer a diferença e nisto estava Daniella a aguardar .
Surge então a funcionária responsável pelo setor .
Pelo diálogo em alemão , desta com a caixa, percebo a negativa do que Daniella queria .
Em inglês a caixa nos pede para mostrar onde Dani havia pego a peça .
Para lá se dirigiram Daniella e a supervisora gentil como um trator .
Quando retornam noto pela cara amarrada de Daniella que as coisas não andaram bem .
Disse-me que ao encontrar o cartaz a supervisora o recolheu e , em inglês difícil, informou a Daniella que o preço estava errado e que , provavelmente , um outro cliente havia pendurado o sobretudo no expositor errado .
A revolta de Daniella é expressa dizendo a mim que tinha vontade de mandar a supervisora ir catar coquinho , em bom português, já que estava claro que se um erro havia sido cometido não era responsabilidade do cliente o preço errado .
Peço a funcionária do caixa a presença de um gerente da loja .
Após alguns minutos surge um gerente que me repete a alegação de que um cliente deveria ter posto a peça no expositor errado .
Retruco que havia um cartaz com o preço de 39 euros , retirado pela supervisora , e que ele poderia verificar que no mesmo expositor haviam pelo menos mais 15 sobretudos do mesmo modelo. Pondero ainda que como cliente sou orientado pelo preço exposto , compromisso do varejista na transação de venda , e que não pode ser alterado para mais no check-out .
Assim se procedia em qualquer lugar do mundo no varejo sério e civilizado .
Depois de me ouvir o rapaz conversa em alemão com a supervisora e me pede para esperar pois iria ver o que estava exposto .
A meu lado Daniella , ainda revoltada , continua a me dizer que na saída vai expressar sorrindo , em tom baixo , em português , à supervisora do setor seus melhores desejos de viagem .
Quando retorna o gerente nos pede desculpas e , assumindo o erro , autoriza a caixa a cobrar o preço de 39 euros .
Mas onde está o sobretudo ?
Enquanto aguardávamos o item havia sido retirado do caixa pela senhora merecedora da afeição e carinho de Daniella .
Esperamos mais um pouco e a supervisora retorna me entregando o motivo da discórdia .
Estendo o braço para entregar o item a caixa mas Daniella me interrompe em português .
- Espera Ely , deixa eu ver se é este mesmo e se está tudo ok .
A Sra então nos surpreende :
- Ué , vocês são brasileiros , eu também sou , nasci em São Luís , estou há 26 anos aqui .
Para espanto dela , pensando em Dani a lhe desejar um destino e da situação que iria ocorrer , comecei a rir .
Saímos rapidamente .




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino