Tomada de Decisão

Jornais e revistas de negócio volta e meia noticiam vendas , fusões , aquisições de empresas , algumas com valor de centenas de milhões de dólares .
Sempre tive curiosidade para saber como um destes processos se havia iniciado , qual tinha sido a ideía percursora do projeto , quem tinha feito a primeira reflexão .
Testemunhei que uma frase dita numa reunião de foco distinto pode disparar uma destas ações.
Estava acompanhando uma reunião em uma das lojas de uma grande rede , em que se apresentava qual os perfis dos clientes desta empresa .
Os perfis obtidos eram resultado de longo trabalho de pesquisa e ajudariam a determinar ações estratégicas da empresa como nível de serviço , sortimento das lojas , preços , etc .
A reunião ocorria com a presença dos diretores executivos da rede e de J.P.L.
J.P.L é um dos maiores empreendedores do país , seu grupo é conhecido por ações de desenvolvimento de estratégias de sucesso , com forte base de desenvolvimento de talentos e meritocracia.
Apenas ouvindo eu prestava muito atenção na apresentação e na postura de J.P.L. .
A apresentação foi até o final quando se iniciaria a discussão de ações de desdobramento .
Neste momento M.C. , diretor comercial da então divisão de supermercados da rede, apresentou sua avaliação inicial :
- Isto é por demais interessante mas acredito se aplicar mais à divisão de lojas de departamento , não à divisão de supermercados , que se fosse uma empresa distinta teria hoje um valor de 350 milhões de USD.
J.P.L , então sem fazer comentário algum , inquietou-se .
- O que você disse C. , 350 milhões , como você chegou até este valor ?
- Simples, a divisão faturou 700 milhões no ano passado, considerando-se que a metade da receita bruta seja um bom parâmetro de avaliação ...
- Vamos então discutir isto .
Esta reunião aconteceu em fevereiro, em março iniciou-se o processo de constituição de uma empresa composta apenas pela divisão de supermercados , vendida posteriormente a um varejista francês em outubro.
Qual foi o valor da venda ? 350 milhões de USD .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da raça

Ser Pai

Entendendo o universo feminino